Perguntas frequentes
Encontre respostas para as perguntas mais comuns sobre o transporte de carga à vela da Ventis.
1
O transporte de mercadorias à vela é tão rápido e confiável quanto outros métodos de transporte?
Sim. Navios cargueiros à vela modernos navegam a 7–11 nós em velocidade de cruzeiro. Com planejamento por software meteorológico, os lead times podem ficar próximos aos do transporte marítimo comum, mantendo alta previsibilidade e segurança.
2
Como a capacidade de carga de um veleiro se compara à dos cargueiros convencionais?
Veleiros atuais já têm capacidade para transportar 5300 toneladas ou 265 containers de 20 pés. Embora menores que um porta-contêiner de milhares de TEUs, são otimizados para cargas especializadas onde a sustentabilidade agrega valor e para rotas que exigem acesso a portos secundários menos congestionados. Isso resulta em processos de carga e descarga mais ágeis e eficientes, compensando a diferença de volume em muitos casos.
3
Os veleiros de carga têm a flexibilidade necessária para se adaptar a diferentes itinerários e condições meteorológicas?
Absolutamente. Os veleiros de carga são projetados para operar em diversas condições marítimas, e utilizamos software meteorológico avançado para adaptar as rotas em tempo real, garantindo a segurança da carga e a eficiência da viagem. A flexibilidade é uma das chaves para o sucesso do transporte à vela.
4
Em que o transporte à vela é mais respeitoso com o meio ambiente do que outras formas de transporte?
O transporte à vela da Ventis utiliza a força do vento como principal meio de propulsão, resultando em uma redução de até 95% nas emissões de COâ‚‚, NOâ‚“, SOâ‚“ em comparação com navios movidos a combustíveis fósseis. Além disso, minimizamos a poluição sonora e a geração de resíduos oleosos, protegendo a vida marinha e contribuindo para um oceano mais limpo.
5
Quais são as condições de navegação à vela no Brasil?
Nosso litoral possui ventos litorâneos consistentes (sobretudo no Nordeste e Sudeste), e múltiplos portos. A Ventis vai aproveitar essas condições, programando sazonalmente as rotas para garantir eficiência. O transporte a vela já é praticado com sucesso em outras rotas globais, e o Brasil oferece cenários promissores para expansão dessa prática.
6
Que setores podem ser atendidos?
Café, vinhos, destilados, cosméticos/beleza, moda, farmacêutico, indústria técnica, entre outros. Em cada caso, oferecemos soluções personalizadas alinhadas às demandas específicas.
.png)
